Coloproctologia ou proctologia é a especialidade médica referente as doenças do intestino grosso (cólon), reto e ânus. Após a graduação médica são necessários dois anos de aperfeiçoamento em cirurgia geral e mais dois anos em coloproctologia para formar o especialista nesta área.
Salvador: 71 3237-2757
Marcação de Consulta Lauro de Freitas: 71 3288-8100
contato@dreduardofonseca.com

Notícias e Artigos

Hospital Aeroporto ---
Itaigara Memorial ---
Marcação de Consulta 71 3237-2757 | 71 3288-8100

Doenças do aparelho digestivo

Home  /  Doenças do aparelho digestivo

Doenças no aparelho digestivo são comuns no corpo humano. O corpo é composto por várias partes que se interagem dentro do organismo para a sobrevivência dos seres humanos. Cada um dos sistemas possui suas próprias funções, da mesma forma que possuem características que são responsáveis por uma ou mais atividades que são desenvolvidas através de diversas reações.

Aparelho digestivo:

O sistema digestivo possui uma estruturação complexa muito importante para o organismo e, além disso, é responsável por manter o suprimento de água e nutrientes, no qual tudo deve estar em um fluxo contínuo para manter o seu bom funcionamento. É considerado como a porta de entrada de todas as substâncias nutritivas. Devido a sensibilidade do sistema, a falta de cuidado e os maus hábitos dos pacientes, muitas doenças e distúrbios podem afetar essa importante parte do corpo. Em suma, fazer exames com frequência, por exemplo, é essencial para ajudar a manter a saúde dentro dos padrões necessários.

Aparelho digestivo.

Aparelho digestivo.

Todas as pessoas possuem vasos sanguíneos que nutrem o final do intestino. Esses vasos são chamados de vasos hemorroidais. Entretanto, quando eles dilatam e saem do seu local habitual causados pelos sintomas, chamamos de hemorroida. Resumindo, as hemorroidas são veias inchadas na parte mais baixa do seu reto e ânus.
Mesmo que você nunca tenha feito uma colonoscopia, você pode ter ouvido falar. O exame de colonoscopia é uma endoscopia do cólon reto e a parte final do canal anal. A realização desse exame é importante para que se possa evitar cânceres de colo e outras doenças no aparelho digestivo.
Conheça informações sobre o câncer no intestino (colorretal), os maiores sintomas, os grupos com maior chance de desenvolver, quais são os tipos de tratamentos e as melhores formas de prevenção.
A cirurgia de remoção da vesícula biliar, também conhecida como colecistectomia, é normalmente realizada quando ocorre a evidência de pedras com inflamação na vesícula biliar e quando acontece o bloqueio temporário um dos dutos que carregam a bile.